segunda-feira, 28 de novembro de 2011

E a Construção da Sala de Garrafa Pet está quase lá!!

Nos dias 18.11 (sexta), 19.11 (sábado), 20.11 (domingo) e 26.11 (sábado), mais uma vez voluntários dos mais diversos setores reuniram-se na Escola Básica Maria Dutra Gomes para o mutirão de construção da sala de garrafa pet e outros materiais recicláveis.

O Sistema de Captação da Água da Chuva que também está sendo preparado, teve mais algumas movimentações.

Muito trabalho de equipe, força de vontade e interação tem feito com que aquilo que era sonho se torne realidade.

Abraços afetuosos e cheios de gratidão à todos que tem se envolvido,

Profª MSC. Mª Inês F. Ardigó

Abaixo, algumas imagens que falam por si:

Dia 18.11 estudantes da Escola Maria Dutra também participaram da preparação das garrafas pet 

Acadêmicos da Univali com a "mão na massa"

Operação "garrafinha" - de mão em mão as garrafas chegavam do depósito  para a sala em construção

Construção - Paredes internas e externas

Estrutura de garrafa pet

A decoração também faz parte da construção

Equipe do dia 19.11

E no dia 20.11 os trabalhos continuaram...

Membros do Clube Desbravadores de Itajaí juntaram-se a nós

Dia 26.11 mais atividades de construção e decoração foram feitas



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projetos de extensão interagem na Praia da Atalaia

E no dia 1º de novembro de 2011 (terça-feira) foi realizada uma saída para o Parque Natural Municipal do Atalaia na cidade de Itajaí/SC. Os alunos do 5º ano da Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes foram os contemplados.

Na ocasião, as acadêmicas Franciele e Katiane do curso de Engenharia Ambiental e bolsistas do projeto "Conservar é Preciso", fizeram atividades de educação ambiental com os alunos, falando sobre a Mata Atlântica, sua importância e espécies que ali vivem.

Também foi realizada uma gincana que aliou diversão e ensino ao passeio e teve como prêmio uma  muda de árvore.

Proporcionaram-se diversas vivências aos alunos em torno da natureza, com atividade de caminhada, consciência e aprendizado sobre a Mata Atlântica.

O passeio foi realizado pela integração dos projetos de extensão "Conservar é Preciso", e o "Projeto Interação Univali e Escolas", representado na ocasião pela bolsista e formanda em Engenharia Ambiental Tábata Sevegnani

Abaixo as fotos:























Fonte das fotos: Blog Texto Verde

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Captação de Água da Chuva e Construção de Sala de Garrafa Pet

E a construção da sala de garrafa pet na Escola Básica Maria Dutra Gomes continua a todo vapor, fazendo a ponte entre um voluntariado diverso, a tão sonhada sala começa a dar seus primeiros sinais de existência.

Nem a chuva impediu as obras

No dia 29.10 (sábado) na parte da tarde, mesmo debaixo de chuva, uma parte do voluntariado se reuniu na escola para discutir ideias e sugestões de como a construção da sala e o sistema de captação de água da chuva ocorrerão.

Preparo do local onde será instalada uma das caixas d'águas para a implantação do sistema de captação de água da chuva na escola. As caixas d'águas foram gentilmente cedidas pela Semasa em comodato.
Já no dia 05.11 (sábado), cerca de 70 voluntários, a grande parte formada por acadêmicos da Univali, se reuniu para um mutirão de construção. Na parte da manhã, as mulheres participaram de uma pequena formação acerca  de algumas realidades socioambientais, sendo inclusive exibido o documentário lixo extraordinário, indicado como candidato ao Oscar em sua categoria. Os homens, por sua vez, participavam ativamente das mais diversas obras relativas às construções.



Após foi realizada uma pausa para almoço e rapidamente todos continuaram com as atividades, com o voluntariado feminino fazendo a triagem de garrafas pet armazenadas na escola, algumas foram lavadas e cortadas, outras cheias de areia e uma grande pilha foi organizada para que as mesmas permaneçam intactas até o momento de sua utilização.











































No final da tarde, um lanche de confraternização, com trocas de ideias e experiências foi realizado. A interação é perceptível entre o mais variado público que em cada evento se reúne, mostrando que não há idade, condição social ou física que impeça pessoas mobilizadas a fazer o bem.

Abraços imersos em gratidão,

Profª Inês Ardigó
Coordenadora do Projeto