quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projeto A Família e o Eca encerra encontros em Itajaí

                                                                        Entre os meses de junho e novembro o Parque Dom Bosco em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com o apoio financeiro do Fundo Municipal de Atendimento a Criança e ao Adolescente promoveu nove encontros com os pais dos educandos atendidos diariamente no Parque.              
                                                                    
     Estas atividades são frutos do Projeto A Família e o Eca, Direitos e Deveres que encerraram no dia 17 de novembro com o tema: Ética na família, sob a coordenação da Professora e Mestre em Gestão de Políticas Públicas, Maria Inês França Ardigó da Univali. 

      Segundo Maria Inês o objetivo principal deste trabalho foi o de promover encontros quinzenais, buscando instrumentalizar os envolvidos, para uma melhor compreensão dos comportamentos desafiadores dos filhos e como lidar com estes. “Trabalhamos aspectos relacionados a cidadania e aos direitos e deveres da criança e do adolescente. Interagimos em um processo de troca e reflexão com experiências cotidianas”, declara. 

      A Coordenadora explica ainda que para alcançar o objetivo proposto o projeto contou com uma equipe interdisciplinar com o apoio da coordenação pedagógica e da assistente social da casa salesiana. Uma estagiária de psicologia também deu suporte aos executores do projeto nos encontros que ocorreram no período noturno das 19h às 20h com palestras, dinâmicas e oficinas. “O atendimento às famílias dos alunos é necessário não somente para a instituição, mas também para o município de Itajaí, carente de programas direcionados exclusivamente à capacitação dos pais”, enfatiza. 

     Ela também argumenta que estes espaços de debate para comunidades em situação de risco e locais de construção e reflexão de Políticas Públicas que auxiliem na construção da cidadania e prepare os pais para cumprir a tarefa social de formar futuros cidadãos devem continuar a receber apoio do município.    

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bullying é tema de palestra em Itajaí

                                                                         Vinte e seis educadores do Parque Dom Bosco discutiram sobre um tema presente nos ambientes estudantis, o bullying. A atividade ocorreu no dia primeiro de novembro na instituição salesiana.    
     Quem promoveu o debate foi a coordenadora do Projeto a Família e o ECA, Direitos e Deveres, a Mestre em Gestão de Políticas Públicas, Maria Inês França Ardigó. 
     Maria Inês explica que bullying, ou abuso, se caracteriza pela prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos cometidos por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outros indivíduos. 
      Claudete Maria Pianezze de Souza, diretora da Escola Básica Maria Dutra Gomes, que também participou do evento, diz encontrar no estreitamento dos laços entre educadores e família uma forma vencedora de enfrentar o abuso. "É importante frizar a condição peculiar da criança como pessoa em desenvolvimento, assim, cabe a escola, juntamente com a família primar por um projeto de desenvolvimento pessoal digno", afirma.

 
      Claudete Maria Pianezze de Souza, diretora da Escola Básica Maria Dutra Gomes, que também participou do evento, diz encontrar no estreitamento dos laços entre educadores e família uma forma vencedora de enfrentar o abuso. "É importante frizar a condição peculiar da criança como pessoa em desenvolvimento, assim, cabe a escola, juntamente com a família primar por um projeto de desenvolvimento pessoal digno", afirma.    

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Código Civil Brasileiro é tema de trabalho com famílias em Itajaí

                                                                        O Código Civil Brasileiro foi tema de debate no Parque Dom Bosco. A Mestre em Gestão de Políticas Públicas, Maria Inês França Ardigó trabalhou o tema direito de família elucidando dúvidas sobre união estável, casamento e divórcio, entre outros assuntos relacionados ao código que está vigente desde 2002.
   
     Maria Inês é a coordenadora do Projeto A família e o ECA Direitos e Deveres, aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itajaí (COMDICA) com recursos do Fundo Municipal de Atendimento a Criança e ao Adolescente.      Raciel Gonçalves Junior, conselheiro do Comdica, afirma que sem dúvida este é um trabalho que tem tudo para se firmar em Itajaí com o apoio do conselho. "A Mestre Maria Inês França Ardigó é uma apaixonada pela área e com esse projeto contribui imensamente para o fortalecimento das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente".
     Este projeto que visa atender famílias dos educandos do Parque Dom Bosco também conta com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). As atividades são desenvolvidas quinzenalmente e este encontro ocorreu no dia 25 de agosto de 2010 às 19h. 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Projeto A Família e o Eca promove festa para os Pais

Mais uma ação do Projeto A Família e o Eca, Direitos e Deveres aconteceu no Parque Dom Bosco no dia 21 de agosto de 2010.
   
Mais de trezentas pessoas entre educandos e familiares participaram do evento que ocorreu das 9h às 14h com atividades esportivas e culturais. Entre elas, apresentações de dança, confecção de pipa, música e brincadeiras diversas.
     É consenso entre pais e filhos a finalidade da festa. Sérgio Costa, de 34 anos, relata a experiência desse dia dedicado a recreação. "Vim ver meu filho jogar um futebolzinho e me divertir um pouco com ele", afirma o pai de Alex, de 12 anos. O menino mostra em poucas palavras seu entusiasmo. "Essa festa é legal porque a gente faz várias atividades junto com os pais. Deveria ter mais vezes", enfatiza o educando da oficina de violão. 
      O Diretor do Parque, P. Sandro Poffo declarou durante o almoço a importância da presença dos pais nas vidas dos filhos e o quanto é significativo o envolvimento da família com a educação das crianças. "Todos os dias os filhos de vocês estão aqui conosco. E é necessário que vocês também conheçam o ambiente onde eles estudam e a equipe de profissionais que os acompanha. Esperamos cada vez mais ver estes pátios cheios com a participação de vocês".

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Famílias de Itajaí recebem orientação sobre a Constituição Federativa do Brasil



O Projeto A Família e o Eca - Direitos e Deveres promoveu no dia 11 de agosto um encontro com o tema Constituição Federativa do Brasil. Sob a  coordenação da Professora Maria Inês França Ardigó, a atividade ocorreu no  Parque Dom Bosco a partir das 19h. 
                                                                                 
     Maria Inês explica que o tema crianças e adolescentes vem nas últimas duas décadas, a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantindo espaço nos cenários de debate público e na vida política da sociedade. “Fazer valer, o direito de crianças e adolescentes à   convivência familiar e comunitária é prioridade e um direito assegurado  também pela Constituição Brasileira, por isso a necessidade das famílias  conhecerem esses documentos”. 


O projeto que visa atender famílias dos educandos da instituição salesiana é uma parceria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com apoio financeiro do Município de Itajaí, Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, através do Fundo Municipal de Atendimento a Criança e ao Adolescente. 

Além de Maria Inês que é Mestre em Gestão de Políticas Públicas, as  atividades também recebem apoio da Estagiária de Psicologia Vania Regina  Golin e das profissionais do Parque Dom Bosco Maria dos Passos Ferreira da  Costa e Mariana Zilli Dorigon. 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Estatuto da Criança e do Adolescente é trabalhado com famílias em Itajaí

                                                                        A Professora e Mestre Maria Inês França Ardigó esteve em 14 de julho de 2010 no Parque Dom Bosco. A profissional trabalhou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com pais dos alunos da instituição salesiana a partir das 19h.
                                                       
 Também integra o projeto uma equipe interdisciplinar que conta com a profissional Mariana Zilli Dorigon, Assistente Social que cursa pós graduação em Políticas Sociais, Demandas Familiares e Pedagogia Social. "Trabalhamos nesse projeto sob a coordenação da Professora Maria Inês em encontros quinzenais que acontecem no período noturno das 19h às 20 horas", relata Mariana.

     Esta ação faz parte do cronograma de atividades do Projeto A Família e o Eca, Direitos e Deveres que é uma realização do Parque Dom Bosco, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com apoio financeiro do Município de Itajaí, Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, através do Fundo Municipal de Atendimento a Criança e ao Adolescente.